Desenvolvendo aplicações para Android

O que preciso para desenvolver uma aplicação

O Google distribui gratuitamente na internet o android SDK, um pacote de ferramentas para desenvolvimento de aplicações para android. Dentro deste pacote de ferramentas podemos encontrar o arquivo android.jar, arquivo que contem todas as classes do Android SDK para a construção de seu aplicativo e também sua documentação em formato javadocs com informações de desenvolvimento de alto nível e links para comunidades na internet. Existem também 2 diretórios, o de amostras e o de ferramentas onde em um encontramos demos e em outra encontramos ferramentas comumente utilizadas como, por exemplo, o android debug bridge. Mais um diretório importante do pacote é o usb_driver onde são armazenados todos os drivers de suporte para conexões USB.

Outra ferramenta bem legal contida no pacote é o emulador de aplicações, que permite que você teste sua aplicação sem a necessidade de um dispositivo real.

Hoje uma das maneiras mais fáceis  para desenvolver aplicações para o Android é utilizando um plug-in do Eclipse chamado Android Developer Tools. O ambiente fornece um grande apoio ao desenvolvedor oferecendo mecanismos de auto sugestão e auto correção e empacotadores de código fonte que certificam que o aplicativo foi corretamente empacotado incluindo o arquivo AndroidManifest.xml.

Quando já estiver bem familiarizado ao android SDK, ai sim será bem fácil criar aplicativos sem utilizar nenhuma IDE.

Código aberto mas com programas fechados

Legal, então significa que agora tenho acesso ao código fonte dos aplicativos da Google e posso adaptá-los a minha maneira, como eu sempre quis ou como sempre quis os aplicativos. Errado. A plataforma é de livre desenvolvimento, porem os aplicativos do Google como Google Maps, Gmail, youtube, Google Calendar são closed-source, o que significa que o Google é integralmente proprietário destes aplicativos.

Imagine que a HTC lance no mercado um dispositivo com suporte a multitoque em seu display. Esta funcionalidade pode facilmente ser aproveitada para dar zoom em fotos de um aplicativo que eles desenvolvam com a finalidade de gerenciar álbuns, mas não conseguem implementar esta mesma funcionalidade de zoom em um mapa do Google Maps, mesmo com a melhor equipe de desenvolvimento. O fato é que este aplicativo esta protegido pela lei.

Qualquer um de nós podemos desenvolver aplicações para Android, e a partir desta facilidade surgiu então uma aliança para desenvolvedores onde se juntaram grandes empresas relacionadas ao mercado de telefonia móvel com um objetivo em comum: desvolver aplicações cada vez melhores e padronizadas. No próximo artigo sobre Android vou abortar este tema, também muito interessante. Até lá!

Diego Sanches

Deixe um comentário

Eu sou o Diego

Bem vindo ao meu website. Sim, aqui falamos sobre technologia. Simplesmente simples, fazendo o que se deve fazer em uma vida saudável, fazer tudo aquilo que gosta.

Vamos conectar!