A W3C é o órgão regulamentador de padrões de internet. Estes padrões definem aspetos de qualidade de um determinado site. Porém, sempre com objetivo de produzir um website atraente, e à curtos prazos, são poucos websites que seguem estes padrões.
A W3C criou então algumas ferramentas para auxiliar desenvolvedores a produzir websites de qualidade. O desenvolvedor pode então extrair uma lista de erros e avisos referentes ao código fonte do site, e iniciar o processo de otimização de páginas.
Além disto a W3C fornece selos de certificados para os websites validados. Assim aumenta a credibilidade da empresa, que por menor que seja, se apresenta como uma empresa grande na internet, pelo simples fato de ter um produto de qualidade, como já disse, considerando que muitas empresas não se preocupam com estas validações.
Atualmente existem 3 tipos de selos referentes à validação de código.
– Validação de HTML (http://validator.w3.org/)
– Validação de XHTML (http://validator.w3.org/)
– Validação de CSS (http://jigsaw.w3.org/css-validator/)
Ao final da validação de um site, se for aprovado no teste sem apresentação de nenhum erro ou aviso, a W3C emite o selo de certificação, para que seja inserido no site. Assim, quando um visitante clicar no link do selo, poderá ver o resultado satisfatório da validação do site.
Além dos selos de validação, existem também os selos de acessibilidade. São até 3 níveis de aplicação da prática de acessibilidade.
Neste caso o certificado é para o Web Content Accessibility Guidelines 1.0 (WCAG) e a W3C não fornece uma ferramenta para validação. São apenas normas que devem ser seguidas para que um site seja considerado praticante de acessibilidade.
Os 3 níveis são
– WCAG A – Nível de conformidade “A”: todos checkpoints de prioridade 1 são satisfeitas;
– WCAG AA – Nível de conformidade “Duplo A”: todas as prioridades 1 e 2 pontos de controle estão satisfeitos;
– WCAG AAA – Nível de conformidade “Triplo A”: todos checkpoints de prioridade 1, 2 e 3 estão satisfeitas;
Mais informações em http://www.w3.org/WAI/intro/wcag.php
A W3C não possui ferramentas que façam esta validação, mas existem ferramentas de terceiros que podem auxiliar muito no desenvolvimento. No link abaixo o leitor encontra diversas ferramentas úteis:
http://www.w3.org/WAI/RC/tools/complete
Muitos sites exibem estes selos, mas sem apresentar de fato um site valido, e muitas vezes selos sem mesmo o link para o site do W3C. Esta é uma prática enganosa e um bom profissional nunca deve prática-la. Se o site não está validado, simplesmente não use o selo.
Por outro lado, ter este selo melhora muito a apresentação de seu site em relação aos concorrentes. Aumenta a credibilidade dos clientes, e ainda garante que o site será bem visto pelos ferramentas de busca, como o Google por exemplo.
Vale a pena passar dias resolvendo pequenos erros no meu site somente para ter este selo? Sim, vale, e muito. Com uma simples pesquisa no Google todos concordarão com esta afirmação.







Deixe um comentário