Seguindo as novas tendências e a evolução dos websites na internet, seria inevitável não falarmos de wordpress.
Desde 2009 esta ferramenta tem se tornado muito popular, e hoje mais do nunca prova que veio para ficar. Temos muitas outras plataformas de CMS muito confiáveis, que também irão crescer muito e oferecer mais e mais facilidades tanto aos usuários quanto aos desenvolvedores.
Com o lançamento de novas versões o objetivo é sempre facilitar, e hoje em dia instalar e utilizar o WordPress é muito simples. Porém após escolher ou criar o template ideal para seu cliente, ele começa a ter várias ideias e começa a questionar sobre as possibilidades. “Podemos ter aparências diferentes para cada categoria do meu site?” ou “Podemos relacionar somente posts marcados como destaque na sidebar?” e por ai vai. Se tratamento de programação, as resposta será sempre SIM – outros fatores aparecem como custo, tempo, viabilidade, mas possível, sempre será – e então tudo que você precisa saber e conhecer e tirar o melhor proveito do WordPress.
Antes de começar a customizar é necessário entender a hierarquia do wordpress, ou seja, ter conhecimento sobre as páginas e para que elas servem:
http://codex.wordpress.org/Template_Hierarchy
Com o conhecimento sobre qual customização deseja fazer, e em qual página, podemos entender mais sobre as funções e classes do WordPress.
As classes do WordPress são responsáveis pelo funcionamento geral da ferramenta. Por exemplo, as classes são responsáveis por gerenciar as conexões com banco de dados, fazer upload de arquivos ou até mesmo coletar informações sobre o CMS.
Em termos de customização, posso dizer que classe de maior utilidade será WP_Query. Com ela é possível requisitar e analisar informações do banco de dados. É possível buscar dados com clausulas de SQL avançadas e montar posts ou quadros de informações a partir disto.
A lista detalhada com todas as classes do WordPress pode ser encontrada neste link
http://codex.wordpress.org/Class_Reference
As funções do WordPress são especialmente utilizadas para customização de templates. Podemos montar paginações, buscar posts por categorias, por ID, realizar consultas, registrar widgets, montar sidebar, dentre outras funcionalidades, cujas quais podemos também citar como principais as funções relacionadas a ações e filtros. A biblioteca de funções é muito extensa, a melhor forma de conhecê é navegando na documentação, que não está completa, mas mesmo assim não deixa a desejar.
http://codex.wordpress.org/Function_Reference
E por ultimo, como ultimo nível, e mais poderoso de customização eu gostaria de citar os Plugins para WordPress. Estes são extensões de funcionalidades com objetivo de uma customização em nível mais avançada, que pode ser utilizada sem a preocupação com atualizações de versões do Worpdress. Por se tratar de um programa isolado, não será nunca necessário alterar o Core do WordPress.
Por exemplo, o ultimo plugin que desenvolvi teve como objetivo permitir votação e ranquear vídeos disponibilizados no Vimeo. Como não existe esta opção por padrão no WordPress, eu fiz um plugin que mostra um botão “Votar” ao final de cada vídeo inserido em um post, e no dashboard é possível extrair relatórios e posicionar o vídeo mais votado.
Para conhecer o diretório de Plugins do WordPress acesse:
http://wordpress.org/extend/plugins/
Meu objetivo aqui não foi copiar e colar blocos de códigos explicando suas funcionalidades. Ao invés de dar alimento, tentei ensina-los a caçar. Isto porque o WordPress está sempre sendo atualizado, e a informação aqui disponível pode se tornar obsoleta. Acredito que informando os links dos principais recursos, a própria equipe do WordPress nos manterá sempre atualizados.







Deixe um comentário